Deputados da Alesc são favoráveis a redução do ICMS, segundo Abrasel

Foto: Jeferson Baldo/Agência AL

Desde 2020, mais de 5 mil empresas do setor de bares e restaurantes tiveram que fechar devido a pandemia, e mais de 40 mil pessoas ficaram desempregadas só em Santa Catarina. O setor chegou a ficar completamente fechado no início da isolamento, por determinação sanitária do governador Carlos Moisés (sem partido).

A Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) aprovou no ano passado o projeto que diminuiria de 7% para 3% a alíquota do ICMS, igualando assim ao imposto cobrado por Estados vizinho como Paraná e São Paulo. Porém, o governador de Santa Catarina vetou a proposta, dizendo que não há “justiça fiscal” na redução do imposto para o setor e que isso feriria a “capacidade contributiva”. Ele ainda se pronunciou a cerca da diminuição do imposto sobre bebidas quentes, tributadas hoje na ordem de 25% para o consumidor final, e disse que “itens negativos dispensam comentários”.

A conselheira da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Juliana Mota, concedeu entrevista a Jovem Pan News nesta terça-feira (1), e comentou sobre a campanha que a Abrasel está fazendo para que os deputados da Alesc derrubem o veto do governador.

Confira a entrevista com Juliana Mota no vídeo abaixo




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%