Após o governador Carlos Moisés (sem partido) vetar a redução do ICMS para bares e restaurantes em SC, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Raphael Dabdab, concedeu entrevista à Jovem Pan News, e disse que ” a política tributária de Santa Catarina é perversa”.
No Estado, o imposto sobre alimentos é 7% (mais que o dobro da média nacional de 3%) e sobre bebidas quentes é 25%. Segundo Dabdab, a alta taxa de cobrança desestimula o funcionamento das empresas, a criação de emprego e a atratividade de investimentos, além de, no longo prazo, diminuir a arrecadação do Estado. Em 2021, Santa Catarina bateu recorde de arrecadação de impostos, somando mais de R$ 108,5 bilhões.
O presidente da Abrasel ainda informou que a cada 10 restaurantes em Santa Catarina três fecharam e dos sete que permaneceram abertos, cinco possuem endividamento. E alguns não sobreviverão sem auxílio econômico.
Agora, a Abrasel espera que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina seja “mais sensível” ao tema, e vote contra o veto do governador.
Confira a entrevista no vídeo abaixo