O projeto de lei, do deputado Ivan Naatz (PL), que quer tornar a Oktoberfest de Blumenau um patrimônio histórico e cultural de Santa Catarina foi aprovado na terça-feira (7), na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).
A aprovação aconteceu na sessão no primeiro dia de votação da sessão itinerante da Alesc, em Blumenau. O projeto segue para o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, para sanção ou veto.
A justificativa do projeto se embasa no crescimento da festa, que surgiu em 1984, e se consolidou como um dos maiores eventos turísticos do Brasil.
“Não há como negar que a Oktoberfest Blumenau é parte integrante da história e um bem cultural catarinense que marca significativamente a sociedade local e de todo o Estado, difundindo com originalidade essa tradição também nos âmbitos nacional e internacional”, relata o deputado estadual Ivan Naatz, autor do projeto.
Outra proposta aprovada, apresentada pelo deputado Egidio Ferrari (PL), altera a denominação da Região Metropolitana do Vale do Itajaí para Região Metropolitana do Vale Europeu.