SC já registra seis mortes por dengue no ano; Alesc discute medidas em audiência pública

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Os número recordes da dengue em Santa Catarina foram tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta terça-feira (14). Em 2021, o Estado já registrou seis mortes pela doença, 19 mil casos e 55.573 focos. Desde 2016 não eram registrados óbitos em Santa Catarina.

A audiência foi solicitada pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), para encaminhar questões para o enfrentamento dos casos na região norte de Santa Catarina e na Grande Florianópolis. O debate foi coordenado pelos presidente e vice-presidente da Comissão de Saúde, os deputados Neodi Saretta (PT) e Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Foram convidados representantes do governo do Estado, da área da saúde e da vigilância epidemiológica e secretários municipais de Saúde.

“Estamos na estação do ano de maior risco de transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que são a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Infelizmente já temos um recorde de casos e várias cidades infestadas pelo mosquito. A audiência foi um importante momento para debater a situação e definir ações. A colaboração dos municípios e da sociedade é essencial para o êxito de qualquer ação sanitária”, afirmou o deputado Dr. Vicente.

Segundo o superintendente de vigilância em saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Marques Macário, a pandemia da Covid-19 prejudicou o enfrentamento de outras doenças. “Até pouco tempo tivemos poucos casos e hoje estamos com um cenário agravado. Os agentes de endemias locais acabaram diminuindo a carga de trabalho em função da pandemia”.

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Na comparação com o ano passado, houve um aumento de 67% no número de casos de dengue para 2021. As mortes deste ano ocorreram em Joinville (5) e Camboriú (1). Os últimos óbitos pela doença, em 2016, ocorreram em Chapecó e Pinhalzinho, com um registro em cada cidade.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%