PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro no extremo-oeste catarinense

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (25) em Dionísio Cerqueira, cidade catarinense fronteira com a Argentina. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal em Chapecó, em um inquérito policial que já apurava o contrabando de camarão e o descaminho de vinhos, oriundos do país vizinho.

Os mandados são cumpridos nas residências de duas pessoas que usavam suas contas para receber dinheiro enviado por pessoas e empresas que adquiriam produtos de contrabando e descaminho, configurando, em tese, o crime de lavagem de dinheiro. As contas correntes que os investigados operavam são conhecidas “contas de passagem”, já que os verdadeiros titulares do dinheiro as utilizam para dissimular a origem ou destino do dinheiro proveniente das atividades de contrabando ou descaminho, tentando aplicar um caráter lícito aos valores.

As investigações apontam que nas contas dos investigados e de uma empresa que operavam na época foram depositados cerca de R$ 11.700.000,00 entre os anos de 2017 e 2019. O crime de lavagem de dinheiro, previsto no art. 1ª da Lei 9.613/1998, tem pena prevista de 3 a 10 anos de reclusão.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%