Moacir Sopelsa é eleito presidente por unanimidade mas vice tem disputa na Alesc

Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL

O deputado Moacir Sopelsa (MDB) foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O vice-presidente eleito foi Maurício Eskudlark (PL), com 31 votos favoráveis, contra Marcius Machado (PL), 7 votos. Estiveram ausentes da votação o deputado Fabiano da Luz (PT) e a deputada Luciane Carminatti (PT). A sessão marcou o início dos trabalhos legislativos em 2022.

A mudança na mesa diretora aconteceu pela renúncia do presidente Mauro de Nadal (MDB) e do vice Nilso Berlanda (PL). As alterações já haviam sido definidas em um acordo entre os parlamentares, firmado em 2020. Enquanto Mauro de Nadal deve priorizar a campanha de reeleição durante 2022, o deputado Moacir Sopelsa irá se aposentar do parlamento, ao final do mandato, após 23 anos ocupando o cargo.

A disputa para a vice-presidência foi entre dois deputados do Partido Liberal (PL). O lider do partido, Ivan Naatz, indicou o nome de Marcius Machado, mas a grande parte dos parlamentares argumentou haver um acordo para a eleição de Eskudlark. “Conforme acordo da bancada do PSD, nosso voto é para Maurício Eskudlark”, declarou Ismael dos Santos (PSD).

Após a sessão, o presidente Moacir Sopelsa se encaminhou para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, onde assistiu a posse de João Henrique Blasi como presidente do TJSC.

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%