Os representantes do Comseg Escolar foram nesta semana à Medellín, na Colômbia, com o objetivo de se inspirar em medidas para melhorar a segurança nas escolas do Estado. Lá, os membros realizaram uma série de visitas à comunidades, escolas, espaços culturais, e centros de formação de professores e de atendimento a famílias. O município foi escolhido por ser considerado o mais seguro do país.
“A experiência é muito interessante. Medellín, hoje, é uma das cidades mais seguras da Colômbia, uma realidade muito diferente dos anos 90”, destaca Mauro de Nadal (MDB), presidente da Alesc.
Uma das questões observadas no local e que chamou a atenção de Mauro de Nadal, foi o envolvimento das famílias nos ambientes escolares. Assim como o local fortaleceu a formação constante dos professores, sempre levando em consideração a realidade de cada região. Ainda ofereceu acompanhamento psicológico aos profissionais. Outro ponto destacado pelo deputado é que esses professores estão em contato constante com as famílias dos alunos, o que permite que ações sejam tomadas sempre que os estudantes apresentem comportamentos considerados anormais.
Os membros do Comseg Escolar realizaram visitas por três dias, finalizando nesta quarta-feira (26).