A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, visando ampliar o debate sobre segurança nas escolas, estudar, discutir e propor ações em defesa da comunidade escolar, criou um comitê permanente para falar sobre o assunto. O objetivo é construir um projeto com foco pedagógico e de formação humana, como a promoção da cultura da não-violência. A primeira ação está marcada para o dia 2 de maio, no palácio Barriga Verde, sede da Assembleia.
A iniciativa conta com a parceria de 20 entidades, é liderada pelo presidente da Alesc, Mauro de Nadal. Ainda integram a deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação, o deputado Jessé Lopes (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública e o líder do governo na Assembleia, Deputado Massoco (PL).
Outra ação definida é a realização de seis audiências públicas regionais. A intenção é apresentar a proposta e reunir sugestões para a elaboração do projeto de lei. Os encontros serão promovidos em Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Joinville, Lages e Chapecó.