A Polícia Civil cumpre nesta terça-feira (19), 1.368 ordens judiciais em quatro estados contra uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro. Até o momento, 35 pessoas foram presas.
Receba as notícias do Tudo Aqui SC pelo WhatsApp
De acordo com a investigação, o dinheiro obtido a partir do tráfico de entorpecentes, comércio ilegal de armas de fogo, de pedras preciosas, crimes patrimoniais e contra a fé pública era “maquiado” por meio de empresas mantidas por essa facção que possui base no Rio Grande do Sul.
O delegado Mario Souza, diretor da 2ª Delegacia de Polícia da Região Metropolitana, explica que a lavagem de dinheiro obtida é o principal gerador de lucros do grupo, o qual controla a entrada da maior parte de drogas no estado, tanto por rota terrestre quanto por via aérea.
Além disso, a investigação comprovou que o grupo possuía pilotos de aeronaves que traziam diariamente dezenas de quilos de drogas do exterior.
Estão entre as ordens judiciais:
- 273 mandados de busca e apreensão
- 66 mandados de prisão
- 14 casas prisionais são alvo de busca e apreensão
- 38 sequestros de imóveis
- 102 veículos com decretação de perdimento
- 190 contas bancárias bloqueadas
- 812 quebras de sigilo fiscal, bancário, tributário e bursátil
A operação contempla os estados Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina, as cidades de Balneário Camboriú e Tubarão são alvos das ordens judiciais. Cerca de 1.300 agentes públicos participam da ação.