A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) criou uma frente parlamentar que irá discutir o uso medicinal do canabidiol, substância presente na maconha, no Estado.
A frente foi lançada nesta segunda-feira (25) em evento no Auditório Antonieta de Barros. A Frente Parlamentar de Estudos Técnicos, Científicos e Associativos sobre Cannabis Medicinal é de proposta e coordenação do deputado Sérgio Guimarães (União). Além dele, também integram o grupo os deputados Padre Pedro Baldissera (PT), Marcos Vieira (PSDB), Paulinha (Podemos) e Marquito (Psol).
Uma das atribuições da frente parlamentar será colaborar com os debates sobre os três projetos de lei (PLs) que tratam da disponibilização do CBD na rede pública de saúde e estão em tramitação na Alesc. “Temos que ter uma política pública estadual voltada para essa questão. Está dando certo em outros estados. Temos que acelerar isso aqui em Santa Catarina”, destaca o deputado Sérgio Guimarães.
“Canabidiol é vida, é a diminuição do sofrimento de muitas pessoas”, afirmou Sérgio. “Está mais do que comprovado que o canabidiol para fins medicinais tem benefícios para a qualidade de vida de muitas pessoas. Não podemos deixar questões políticas e ideológicas interferirem nisso”, completa.