Após a goleada por 5 x 1 sofrida para o Bragantino, em Bragança Paulista, no domingo, no encerramento do Brasileirão, o técnico Cláudio Tencati despediu-se do comando do Tigre após três anos de trabalho e muitas conquistas. Este ano, além da conquista da Recopa sobre o Marcílio Dias, o Criciúma foi bicampeão catarinense. A equipe foi rebaixada na Série A depois de ficar nove rodadas sem vencer, mas chegou a estar na 12ª colocação da competição. Na temporada, foram 60 jogos, com 21 vitórias, 16 empates e 23 derrotas.
Claudio Tencati, 51 anos, assumiu o Criciúma em outubro de 201, quando a equipe estava na Série C. Alcançou o acesso e seguiu com o trabalho. Foram várias conquistas em sequência: Campeão Catarinense da Série B em 2022 e bicampeão Catarinense na Série A (2023 e 2024), além da Recopa Catarinense em 2024. Além de dois acessos: Série B e Série A. Foram ao todo 174 jogos no comando do Tigre.
Na entrevista coletiva após a partida contra o Bragantino, que encerrou a temporada, Cláudio Tencati enumerou problemas que atrapalharam o desenvolvimento do trabalho na reta final da Série A. “O presidente ouviu quem não tinha que ouvir na tomada de decisões e tive que administrar dificuldades com a estrutura do clube, especialmente na questão do gramado do CT e isso estressou bastante”, disse Tencati.
Ainda sobre os problemas que atrapalharam o trabalho na reta final, Tencati destacou o enfraquecimento do futebol em detrimento ao administrativo. “O presidente deixou de ouvir pessoas importantes no futebol”. Na opinião de Tencati, isso foi determinante para o insucesso do time. O treinador agradeceu ao Criciúma pela oportunidade que teve de trabalho, as alegrias que viveu no período e as conquistas realizadas.
O presidente Alexandre Farias, assumiu no lugar de Vilmar Guedes, que renunciou semana passada, e pretende anunciar esta semana a nova comissão técnica do Criciúma para os objetivos da próxima temporada: Campeonato Catarinense, Copa do Brasil, Recopa Catarinense e Série B.
A carta de Cláudio Tencati ao torcedor do Tigre:
“Os últimos três anos foram um sonho bom. Foram 174 jogos à frente de um clube que aprendi a amar. Juntos, vivemos momentos inesquecíveis: conquistamos o título do Campeonato Catarinense e da Recopa Catarinense, além de acessos que recolocaram o Criciúma entre os maiores cenários do futebol estadual e nacional.
Peço que, no futuro, se falarem do Cláudio Tencati, lembrem-se de dias como aquele 18 de novembro, que nos encheram de orgulho e marcaram nossa caminhada. Nosso conto termina aqui, mas o sonho de ver o Criciúma forte e vencedor continua.
Muito obrigado por cada aplauso, cada canto, cada empurrão vindo das arquibancadas. Levo comigo o período mais feliz da minha vida.
Do amigo, treinador e, agora, torcedor, Cláudio Aparecido Tencati.”