A preparação para a Copa São Paulo de Futebol Juniores de 2024 já começou. Pelo menos é assim que encara o Botafogo, atual líder do Campeonato Brasileiro Série A. Buscando fazer uma boa campanha, o clube passa por uma reformulação nas categorias de base, tendo como um dos principais pilares para isso a chegada do treinador Eduardo Oliveira, profissional que estava no sub-20 do Atlético-MG e já havia trabalhado no Botafogo entre os anos de 2012 e 2015.
Na próxima quarta-feira (1), Eduardo terá a oportunidade de comandar o Fogão pela primeira vez desde a estreia de um torneio. Isto acontecerá pela Copa Atlântico, competição organizada pelo Retrô, em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol e que, neste ano, terá 16 participantes no total, sendo elas: América-RN, Bahia, Botafogo, Ceará, Clube Atlético do Porto, CRB, Flamengo, Fortaleza, Jacuipense, Náutico, Novorizontino, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Retrô, Vasco e Vitória.
“Até aqui estivemos em um primeiro momento, que foi de diagnóstico do plantel que temos aqui, e agora vamos fazer o diagnóstico final do plantel com a Copa Atlântico. A ideia é que a gente consiga utilizar os jogadores dentro de uma competição nacional, para que a gente possa realmente testá-los e ir criando um “corpo” visando uma competição futura, que é a Copa São Paulo. Mas o principal intuito nosso é conseguir dar minutagem aos jogadores que fazem parte da categoria sub-20 e entender realmente os jogadores que terão mais destaque para que possamos acertar nas escolhas visando a Copa São Paulo”, disse o treinador em entrevista realizada à Botafogo TV.
Eduardo Oliveira é formado em Educação Física, mestre em Ciência do Exercício (pela University of West Florida, dos Estados Unidos) e possui o certificado da Licença Pro para treinadores da CBF Academy. Aos 41 anos, já trabalhou em clubes como Botafogo, Fluminense, Cuiabá e Atlético-MG, além de uma passagem pela seleção brasileira feminina como auxiliar técnico e preparador físico. Dentre seus principais títulos estão o Campeonato Mato-Grossense profissional pelo Cuiabá, em 2022, na função de auxiliar técnico, e os estaduais do Rio de Janeiro de 2018 e 2019, pelo sub-17 do Fluminense, e de 2021, pela categoria sub-20.
O Botafogo estreia na Copa Atlântico às 7h30, diante do Ceará. A equipe faz parte do Grupo D da competição, que conta também com o Náutico e o Red Bull Bragantino.