
A Federação Catarinense de Futebol deverá confirmar na tarde desta segunda-feira (24) o clássico Avaí x Figueirense, no Estádio da Ressacada, para a quarta-feira de cinzas (5/3), às 21h45min, válido pelas quartas de final do Campeonato Catarinense 2025, jogo único e que pode ser definido na cobrança de pênaltis em caso de igualdade.
A informação foi do Debate do Grupo VEG neste domingo. Avaí perdeu para o Criciúma em casa por 3 x 0 e deixou a liderança para o atual campeão catarinense; e o Figueirense perdeu de virada para o Marcílio Dias por 2 x 1 em Itajaí e a vaga no G-4. As duas derrotas colocaram frente a frente a dupla da capital, confronto que ninguém imaginava.
Na Ressacada, o técnico Enderson Moreira, desfigurou o time com as mudanças de última rodada e colocando em campo uma equipe mista no momento em que jogava para manter a primeira colocação da competição.
Apostou novamente nos meninos, mas desta vez estavam em campo Deivid na lateral esquerda e Rigley no ataque. Não funcionou e ainda o goleiro César entregou o segundo gol. Resultado, aos 37 minutos do primeiro tempo o Criciúma já goleava por 3 x 0, com gols de Werik Popó (2) e João Carlos. A torcida vaiou o técnico e alguns jogadores. Enderson tentou corrigir colocando em campo os “veteranos”, mas era tarde.

Em Itajaí, o Figueirense foi com alterações também, mas a equipe jogou um bom primeiro tempo e fez a sua vantagem, com o gol de Reifit. Um bonito gol, chute da entrada da área. Na etapa final, o técnico Thiago Carvalho não percebeu o crescimento do adversário, que jogava sua vida em busca da classificação e o resultado foi a virada do marinheiro em falhas individuais do setor defensivo, o setor mais preocupante da equipe. Dois gols no fim da partida que liquidaram o jogo e pela frente o Avaí como adversário nas quartas de final.
O Debate do Grupo VEG deste domingo informou a sequência dos jogos das quartas de final do Catarinense, com datas e horários a confirmar na tarde de hoje na sede da FCF:
- Brusque x Chapecoense: no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, sábado (1/3), às 16h.
- Criciúma x Joinville: no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, domingo (2/3), às 16h.
- Santa Catarina x Marcílio Dias: no Estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, quarta-feira de cinzas (5/3), às 19h.
- Avaí x Figueirense: no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, quarta-feira de cinzas (5/3), às 21h45min.
Essas partidas serão disputadas em jogo único, com mando de campo para a equipe de melhor campanha na primeira fase. Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão da vaga será nos pênaltis. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) anunciará nesta segunda-feira (24/02), as datas e horários oficiais dos confrontos.
Polêmica

A anulação do gol do volante Natan, que garantiria a vitória e a classificação do Barra sobre o Caravaggio, gerou uma grande polêmica no futebol catarinense e pode trazer consequências para o andamento da competição, uma vez que a equipe de Itajaí deve buscar reparo na justiça desportiva. O árbitro Bráulio da Silva Machado validou o gol e encerrou a partida, mas logo depois comunicou que o lance havia sido anulado por uma suposta falta no goleiro Artur, do Caravaggio.
A decisão inesperada revoltou jogadores, dirigentes e a comissão técnica do Barra, que se sentiram prejudicados. Afinal, a anulação do gol significou a eliminação da equipe, levantando questionamentos sobre a condução da arbitragem no campeonato. Até o momento, a Federação Catarinense de Futebol não apresentou explicações claras sobre o ocorrido, deixando dúvidas sobre a credibilidade da competição.