O Campeonato Catarinense de 2025 terá transmissão pelo canal da Federação Catarinense de Futebol no Youtube e de forma gratuita. A confirmação foi do presidente da FCF, Rubens Angelotti, em sua participação no Debate da Pan desta segunda-feira (5), quando foi entrevistado ao vivo pelos integrantes do programa.
Será o segundo ano com transmissão liberada ao torcedor, após a experiência positiva do ano passado, no Centenário da Federação.
Rubens Angelotti informou que a Federação tentou parceiros para minimizar os custos da entidade, mas não foi possível. Para não deixar de atender ao desejo do torcedor, a FCF decidiu bancar os custos totais com a transmissão de todos os jogos. Cabe lembrar que um jogo por rodada terá transmissão em TV aberta da emissora detentora dos direitos exclusivos.
Sobre os gramados que receberão os jogos das 12 equipes integrantes da primeira divisão catarinense, Rubinho disse que a FCF obrigou alguns clubes a trocar o equipamento. Entretanto, na reunião do Conselho Técnico, por maioria, os clubes decidiram abrir exceção para a Chapecoense, que vai mandar seus jogos em Xanxerê, enquanto é trocada a grama natural da Arena Conda por grama sintética.
“Nosso desejo era de que os estádio que tinham grama diferente fossem vetados enquanto não houvesse a troca. Mas como houve a exceção, não tivemos como vetar os indicados”, disse Rubinho.
Os estádios que precisariam trocar a grama são: Arena Joinville; Estádio Dr. Hercílio Luz, do Marcílio Dias: Estádio Anibal Costa, do Hercílio Luz e Estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, onde o Santa Catarina mandará seus jogos.
Sobre o VAR no Estadual, Rubens Angelotti disse que os clubes que desejarem ter o árbitro de vídeo em seus jogos, vão pagar todos os custos. Segundo Rubinho, a Federação só bancará o VAR na semifinal e nos jogos finais da competição.
O presidente disse que ter o VAR em todos os jogos da competição significaria um custo adicional de quatro milhões de reais, quantia que a Federação não poderia pagar.
Rubinho conclamou o torcedor a comparecer aos jogos do Estadual e se associar ao seu clube do coração. A grande preocupação do dirigente é que os jogos tenham paz nos estádios. Pediu ao torcedor que torça e vibre com seu clube, mas com tranquilidade, evitando problemas.
“Vamos fazer um grande evento como sempre temos feito em Santa Catarina, uma competição de alto nível técnico e exemplo para todo o país”, completou.
O Campeonato Catarinense começa no próximo sábado (11), na Arena Joinville, com o confronto histórico entre Joinville x Figueirense, clássico regional que já decidiu seis títulos estaduais, com três conquistas para cada um. O confronto tem mais de 200 jogos na história da competição.