Eduardo Brock, Alef Manga, Cléber e Pedro Costa são os reforços anunciados pelo executivo de futebol Eduardo Freeland em coletiva na manhã desta terça-feira (3), na Ressacada, para a temporada 2025. Os atletas estão com pré-contratos assinados com o Leão e o dirigente confirmou acerto com o lateral Marcos Vinícius, destaque da atual temporada. O volante Zé Ricardo é outro que está bem encaminhado para permanecer, além dos novos reforços previstos, entre eles um volante. O clube já tinha renovado com o goleiro César Augusto e o atacante Gaspar.
Eduardo Freeland passa uma mensagem de força e a dianteira na formação do elenco para a próxima temporada, com total respaldo do presidente Júlio Heerdt. Uma boa resposta à pressão do conselho deliberativo que aprovou recentemente moção de desagrado contra o dirigente. A faixa “Fora Freeland” foi mostrada novamente na última partida na Série B e há uma tendência de voltar para 2025. O técnico Enderson Moreira, o comandante para o Estadual, participa da formação do novo grupo, cuja estreia está programada para o dia 15 de janeiro diante do Santa Catarina, na Ressacada.
O zagueiro Eduardo Brock tem 33 anos e estava no Cerro Porteño, do Paraguai, onde disputou a Copa Libertadores deste ano, vencida pelo Botafogo no sábado. Era um sonho antigo do Leão da Ilha e agora será realidade. Especialmente pela sua liderança, uma das deficiências da equipe na Série B, segundo o presidente, que tinha adiantado a necessidade de o Avaí voltar a ter um líder. Eduardo Brock foi capitão do Cruzeiro na campanha do título da Série B em 2022, quando realizou 81 partidas.
Os atacantes Alef Manga e Cléber chegam com uma marca ruim em suas carreiras. Alef Manga passou um ano suspenso pelo STJD pelo seu envolvimento no esquema de apostas esportivas. Retornou no final da Série B deste ano depois de cumprir a punição e pedir desculpas aos demais companheiros. Freeland explicou que foi a Coritiba falar pessoalmente com o atleta e seus familiares. Entende que o Avaí pode ser a porta de recuperação do atleta, depois de ter arranhada sua idoneidade pelo envolvimento com apostadores.
O atacante Cléber, de 28 anos, do Ceará, estava suspenso há dois anos por ter sido flagrado no exame antidoping em 11 de novembro de 2022, coleta feita antes da partida entre Ceará x Juventude, pela Série B. Agora, no final da Série B, mesmo com o fim da punição, o Ceará não inscreveu o jogador, que estava liberado no mercado. Em suas redes sociais, o atleta publicou que a substância usada foi o metabólito do tamoxifeno, uma suplementação hormonal para favorecer o desenvolvimento da musculatura do atleta.
O outro reforço é o lateral direito Pedro Costa, que atuou na última Série B pelo Botafogo-SP, cuja permanência foi conseguida nas últimas rodadas. O atleta pertence ao Tombense e agora chega para reforçar o Leão numa posição em que Marcos Vinícius é soberano, pela campanha realizada na temporada. Uma boa opção em caso de necessidade.