A partir desta sexta-feira, a Prefeitura de Florianópolis tem um novo canal para a população denunciar irregularidades relacionadas aos serviços de fiscalização da PMF. O Zapdenúncia atende pelo WhatsApp 0800 808 0155, em que o cidadão poderá optar pelo tipo de denúncia que deseja realizar.
São nove opções ao todo: Fiscalização de Obras e Edificações, Fiscalização Ambiental, Fiscalização da Vigilância Sanitária, Serviços Públicos, Guarda Municipal de Florianópolis, Secretaria de Transportes, Procon Municipal, Denúncias sobre a Temporada de Verão e Denúncias contra Agentes Públicos.
Ao escolher cada uma das opções, a população poderá especificar o problema que aconteceu. Por exemplo, em casos de denúncias sobre a temporada de verão, o cidadão pode optar por quatro opções: exigência de consumação mínima para uso da faixa de areia, falsos guias turísticos, vendedor ambulante ilegal na praia ou outros.
O canal utiliza o sistema BOT para realizar o atendimento ao cidadão de forma mais rápida e ágil.
Vale lembrar que no início deste verão, fiscais da prefeitura já foram acionados para verificar possíveis irregularidades nas praias. Nos casos, ambulantes e restaurantes colocavam cadeiras e mesas na areia e cobravam pelo seu uso, como se fosse área particular. De acordo com a legislação, tal prática é ilegal e que qualquer acessório colocado por estabelecimentos na praia pode ser usado por qualquer um.