Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o domingo (14) registrou mais que o dobro do volume de chuva em comparação com sábado (13). Em três dias, choveu o esperado para o mês de julho inteiro em cidades do Estado.
Apenas no domingo, cidades como Criciúma, Garopaba e Sombrio, no Sul do Estado, registraram de 46mm a 70mm de chuva, conforme dados da Defesa Civil. O volume foi mais que o dobro registrado no sábado, entre 20mm e 36mm.
O resultado de dias de chuva persistente nesses municípios fez com que, em um fim de semana, fosse registrado o acumulado esperado para o mês: entre 101mm a 144mm.
Na previsão de julho, o órgão já havia alertado para a passagem de frentes frias e atuação de ciclones extratropicais, que explicam a precipitação.
O esperado para o mês para o litoral, o Vale do Itajaí e o Norte do Estado, variava entre 80 a 120mm. Já nas cidades do Grande Oeste e Planalto Sul, o volume esperado estava entre 110 a 150mm.
Mudanças no tempo
Apesar da chuva forte e das temperaturas frias que marcaram a última semana em Santa Catarina, o tempo deve mudar nos próximos dias. Conforme a previsão do tempo da Defesa Civil, o tempo voltar a ficar firme em função de uma alta pressão atmosférica que afeta o Estado.
Entre quinta (18) e sexta-feira (19), o frio perde força e as tardes devem marcar temperaturas acima dos 20°C em todas as regiões do Estado. Além disso, a previsão aponta que a semana será de poucas nuvens e tempo estável.