
Os vereadores de Blumenau aprovaram na quinta-feira (10), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, um projeto de lei que determina a criação de um plano para incluir ônibus elétricos no transporte coletivo da cidade.
O projeto de lei de autoria do vereador Jovino Cardoso (PL) determina que o município faça um plano de eletromobilidade para o transporte coletivo urbano.
A proposta, que acrescenta um artigo à lei que dispõe sobre o serviço de transporte coletivo, busca substituir gradualmente a frota de veículos movidos a combustíveis fósseis por elétricos.
Atualmente, o transporte coletivo de Blumenau tem uma frota de 196 ônibus. O projeto ainda passará por votação em redação final na Câmara e, posteriormente, seguirá para a sanção do prefeito Egidio Ferrari.
Ônibus elétricos em Santa Catarina
Em outubro no ano passado, o primeiro ônibus 100% elétrico de Florianópolis começou a circular na cidade. O veículo faz parte de um projeto-piloto.
O ônibus elétrico que circula na capital é um Azure A12 BR, fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo.
Com capacidade para 76 passageiros, o veículo possui bateria de 385 kWh, recarregável em até 3 horas, freios regenerativos que aumentam a eficiência energética e autonomia de 300 quilômetros.
Além de ser mais sustentável e silencioso, o ônibus oferece ar-condicionado ecológico, tomadas USB e Wi-Fi. A acessibilidade também é um destaque, com piso baixo, rampa de acesso e área para cadeirantes. O veículo conta com painel digital e câmeras externas.
Além de Santa Catarina, Curitiba também opera com algumas linhas de ônibus elétricos. A cidade de São Paulo também incorporou a tecnologia no sistema de transporte público municipal.