Vereadores da Capital retiram gratificação de pauta, mas aprovam novo aumento de verba para os gabinetes

Vereadores da Capital retiram gratificação de pauta, mas aprovam novo aumento de verba para os gabinetes
Foto: Câmara de Vereadores de Florianópolis/Divulgação

A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Florianópolis chegou a tentar a aprovação do PLC (Projeto de Lei Complementar) 1971/2024 que cria gratificação de 50% sobre os salários para o presidente e 30% para os demais integrantes da mesa diretora. No entanto, a proposta não obteve sucesso e precisou ser retirada da pauta de quarta-feira (11).

A proposta entrou na pauta da votação do plenário, mas foi retirada após polêmica e pressão da opinião pública.

Gratificação pode ser votada ainda em 2024

Apesar do polêmico projeto gerar controvérsias e ter sido retirado de pauta, não está descartada sua votação ainda em 2024. Para isso, será necessária uma grande articulação por parte da presidência da Casa, mas a hipótese não está descartada e os próximos dias devem ser movimentados nesse sentido.

O calendário da Câmara de Vereadores prevê sessões até a próxima semana. Na segunda-feira os vereadores terão que apreciar a LOA (Lei Orçamentária Anual). Por se tratar de um projeto fundamental e que, na linguagem da Câmara, “tranca a pauta”, a votação é exclusivamente voltada a ela.

Outro projeto que também chamou a atenção é o Projeto de Resolução 2884/2024, que aumenta a verba de gabinete para a contratação de comissionados. Atualmente o valor é de R$ 38 mil e, com a aprovação, o teto passa a ser de R$ 45 mil.

O texto foi aprovado em duas votações sendo que 18 vereadores votaram favoráveis, com dois contrários (João Luiz da Bega (Republicanos) e Cíntia Mendonça (PSOL)). Três vereadores não estiveram presentes sendo Maryanne Mattos (PL), Afrânio Boppré (PSOL) e Dalmo Menezes (União Brasil).

Em nota encaminhada ainda no começo da semana, a Câmara de Florianópolis explicou que trata-se de uma “medida que atende a uma demanda antiga e legítima por uma melhor valorização desses profissionais, reconhecendo a relevância do trabalho desempenhado para o pleno funcionamento do Legislativo”.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%