Vela acesa para oração provoca incêndio em quarto de casa na Grande Florianópolis

Vela acesa para oração provoca incêndio em casa na Grande Florianópolis
Foto: CBMSC/Divulgação

O quarto de uma casa pegou fogo na noite de quinta-feira (12) no bairro Ponte do Imaruim, em Palhoça. A causa teria sido uma vela que foi acesa durante um momento de oração entre os familiares. O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) foi acionado para combater as chamas.

Segundo o CBMSC, um bombeiro comunitário, que estava de folga, já se encontrava no local ajudando no combate ao incêndio e o fogo não chegou a se espalhar pela residência. O proprietário já havia desligado a eletricidade e retirados os familiares do local.

Por orientação do bombeiro comunitário, o proprietário ao perceber o descontrole do fogo, fechou a porta do quarto para retardar a propagação das chamas.

A guarnição optou primeiramente por uma linha de ataque a partir do interior da residência, mais precisamente pela porta do quarto. A edificação era térrea, porém, a janela do cômodo estava trancada e dificultou o acesso para o combate por uma segunda linha.

Após perceber que o vidro da janela já se encontrava trincado devido ao calor, concluíram, com segurança, a quebra total do vidro, até acessar a fechadura para a abertura e a montagem da segunda linha de ataque.

Foi utilizado o ventilador para a exaustão da fumaça e duas linhas de combate para a extinção das chamas. Foram gastos no combate, aproximadamente mil litros de água.

Vela acesa para oração provoca incêndio em casa na Grande Florianópolis
Foto: CBMSC/Divulgação

Investigação

Após a extinção das chamas e ventilação do local, foi realizado a perícia rápida. Por meio da observação do cenário e informações coletadas do proprietário/locatário, foi constatado que o início das chamas se deram por meio de uma vela acesa em cima do criado mudo, localizado no lado esquerdo da cabeceira da cama, costume rotineiro da família para realizar as orações.

Por descuido, o ambiente onde estava a vela foi deixado sozinho por algum tempo e quando voltaram, as chamas já estavam descontroladas. Houve a tentativa de combate com água da mangueira de jardim e baldes mas, sem sucesso.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%