Um vazamento de amônia em uma empresa foi registrado na noite de domingo (9) em Chapecó, no Oeste Catarinense. 18 funcionários da empresa vizinha foram encaminhados ao hospital pelo contato com o produto.
O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) recebeu o chamado por volta das 20h15min, e foi até a empresa no bairro Belvedere. Um funcionário da empresa informou que o vazamento teria iniciado em um registro utilizado para liberação de um fluido da tubulação.
Para atender a ocorrência, o COBOM (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros) e as guarnições do quartel Central e do bairro Efapi reuniram esforços, com apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
As equipes conseguiram estancar o vazamento e atender 28 pessoas que tiveram contato com o produto, que forma uma nuvem e se propaga pelo ar.
Segundo os bombeiros, de todos os atendidos, 18 precisaram ser encaminhadas aos hospitais de Chapecó e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), pela contaminação com o vazamento de amônia.
Entenda o que é Amônia
A amônia é um produto químico composto por nitrogênio e hidrogênio, e tem aplicações domésticas e industriais. O uso na indústria é variável, como no refino de petróleo, insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas.
Os trabalhadores que tem contato com esse composto precisam saber que ele apresenta riscos a saúde quanto contaminados.
A amônia é considerada um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, nariz e pulmões. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas.