Vanessa Cavalazzi é a entrevistada do Jogo do Poder desta terça-feira, na Pan News Florianópolis

Vanessa Cavalazzi é a entrevistada do Jogo do Poder desta terça-feira, na Pan News Florianópolis
Foto: Vick Fortes/Jovem Pan News Florianópolis

Nesta terça-feira (25), Vanessa Cavalazzi, nova procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina, participa de uma entrevista no programa Jogo do Poder, da Jovem Pan News Florianópolis, com Emanuel Soares. Vanessa Cavalazzi é a primeira mulher da história a assumir o comando do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

A posse para o biênio 2025-2027 acontece em abril. Vanessa, que atualmente é titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Joaquim, na Serra, disputou o cargo com o atual procurador, Fábio Trajano, ficando em segundo lugar na escolha entre os membros do MP

O resultado da votação, 261 contra 292 votos, foi encaminhado ao governador em 5 de março, que poderia optar por qualquer um dos nomes da lista tríplice, composta, neste caso, por dois concorrentes.

Após a escolha, Vanessa publicou nota celebrando o resultando e elencando as novas missões. “Tal desafio não é apenas pessoal, mas institucional e, acima de tudo, coletivo”, escreveu.

O que faz o Procurador-Geral de Justiça

É o Procurador-Geral de Justiça quem investiga autoridades com prerrogativa de foro no Tribunal de Justiça relacionados a crimes praticados no cargo e em razão das funções: vice-governador, deputados estaduais, secretários de estado, prefeitos, juízes de direito e membros do Ministério Público.

O PGJ também estabelece as diretrizes prioritárias e estratégicas para a condução da instituição, objetivando maximizar os recursos disponíveis para prestar à sociedade o melhor serviço público possível e defender, com maior efetividade, a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

Quem é Vanessa Cavallazzi

Graduada em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e doutoranda do mesmo programa.

Ingressou no MPSC em 28 de outubro de 1996, lotada inicialmente na comarca de Itajaí como Promotora de Justiça Substituta. No ano seguinte, ainda como Promotora de Justiça Substituta, seguiu para a comarca da capital, onde permaneceu por 19 anos e atuou à frente de diversas promotorias de Justiça.

De janeiro a julho do ano de 2014 foi Diretora em exercício do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) do Ministério Público.

Acompanhe ao vivo:




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%