Veja as atualizações da situação do Vale do Itajaí em relação as fortes chuvas.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Em Brusque, a prefeitura decretou situação de calamidade pública nesta quinta-feira (1). De acordo com o prefeito em exercício, Alessandro Simas, o foco dos trabalhos será no acolhimento das famílias nos bairros mais atingidos. Um abrigo foi montado na Arena Brusque para receber famílias desalojadas. Até a madrugada desta quinta-feira, haviam oito famílias nessa situação.
O Detran recomendou que as pessoas o procurem apenas em caso de emergência. No transporte público, somente três linhas estão funcionado normalmente, não há previsão para normalização do atendimento.
A Samae de Brusque informou que várias estações de tratamento estão paradas devido à falta de capacidade de tratamento, turbidez elevada e quantidade excessiva de água. Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estão com os atendimentos prejudicados. As faculdades e escolas privadas de Brusque cancelaram as aulas presenciais nesta quinta-feira.
Em Blumenau, entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta, 27 ocorrências foram registradas, sendo 22 deslizamentos.
Em Botuverá, o prefeito Alcir Merízio vai decretar estado de emergência ainda nesta quinta-feira. Até o fim da manhã, uma família estava desalojada. Por causa dos danos em pontes, moradores também estão ilhados. Alcir informou que a prefeitura está atuando na liberação das ruas. As aulas da rede municipal de ensino estão canceladas. Além disso, a prefeitura informou que várias galerias foram cedidas e que, aproximadamente, 20 ocorrências de deslizamento foram registradas na cidade.
Em Guabiruba, foram registradas três ocorrências até o momento. A Prefeitura informou que as aulas no município estão mantidas. Já os deslizamentos que obstruíram vias públicas já foram solucionados pela Secretaria de Obras.
Em Nova Trento, diversos deslizamentos foram registrados desde ontem. No bairro Lageado, o trânsito em um trecho está em meia pista desde a tarde de quarta-feira, além de trechos danificados.
Em Benedito Novo, a prefeita Arrabel Murara decretou situação de emergência nesta quarta feira
Em Navegantes, um bombeiro desapareceu no Rio Itajaí-Açú. Ele foi levado pela forte correnteza enquanto resgatava um cadáver que boiava próximo a margem do rio. Usando a embarcação de um pescador, um bombeiro militar e um guarda-vidas civil foram junto com ele até o local para remover a vítima. No entanto, devido ao grande volume de água e forte correnteza, o barco acabou virando. O pescador foi salvo pelo guarda-vidas, mas o bombeiro militar Cabo Teodoro (Tiago José Teodoro) desapareceu na água. As equipes da corporação logo iniciaram as buscas, mas até o final desta manhã ele não tinha sido localizado.
Em Indaial, o trânsito está interrompido no trecho da Rua Dr. Blumenau, que fica próximo ao antigo Curtume, no bairro Encano. No local houve a queda de uma barreira sobre a pista, mas uma equipe da prefeitura já trabalha para retirar o material e liberar a via. Também conhecida como estrada velha, em Blumenau, ela é a continuação da Rua Bahia, sendo utilizada durante muitos anos como a principal via de acesso entre os dois municípios até a construção da BR-470. Mesmo assim, continua sendo um importante trajeto para os moradores e profissionais, já que há muitas empresas e indústrias em toda a via.
O nível do Rio Itajái-Açú preocupa. Na medição das 9h desta quinta, o nível estava em 3,22 metros, considerado estado de atenção.
Com informações dos portais O Blumenauense e O Município.