USJ será mantida após decisão do Tribunal de Justiça

USJ utiliza prédio da escola Maria Luiza de Melo, no bairro Kobrasol | Foto: Reprodução

As atividades da Universidade de São José (USJ) serão mantidas, após decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em agosto, a prefeitura optou por fechar a USJ e disponibilizar bolsas de estudo para os alunos que ainda estavam em formação. A prefeitura de São José tomou a atitude depois que o Ministério Público apontou irregularidades na instituição de ensino. A Defensoria Pública foi procurada pela comunidade contrária ao fechamento, que ingressou com uma ação para reverter a situação.

Segundo a defensora Ana Paula Fischer, a prefeitura não precisava ter encerrado as atividades, mas readequado às exigências do MPSC. “Nós entramos com uma ação civil pública, sustentando justamente que não havia nenhuma irregularidade que sustente o não funcionamento da USJ. Ela cumpre todas as condições e requisitos necessários exigidos pelo conselho estadual de educação. Os ajustes poderiam se dar sem o fechamento da instituição”.

A USJ é a primeira universidade municipal do Brasil, e possui 900 alunos matriculados. Focado no ensino de moradores da Grande Florianópolis, o centro oferece cinco cursos: administração, análise e desenvolvimento de sistemas, ciências contábeis, pedagogia e ciência da religião.

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%