O Universidade Gratuita, maior programa estadual de formação superior do Brasil, beneficiou mais de 23 mil estudantes para cursar o ensino superior no segundo semestre de 2024 em Santa Catarina.
O investimento anual do Governo do Estado para a realização do programa neste ano, que encerrou o período de concessões para o segundo semestre na última sexta-feira (20), é de aproximadamente R$ 507 milhões.
“É motivo de muito orgulho e satisfação chegarmos a números tão expressivos com menos de dois anos de Universidade Gratuita. Esse programa grandioso idealizado pelo nosso governador Jorginho Mello está realizando sonhos de estudantes de todas as regiões do estado, que se tornarão grandes profissionais e irão contribuir para o desenvolvimento das suas comunidades”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Os beneficiados devem seguir os critérios de adesão e têm direito à integralidade do pagamento de suas mensalidades, ou seja, o Estado pagará o valor total da graduação até o último semestre do curso em que está matriculado. Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa Universidade Gratuita supere R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes.
O estudante beneficiado com a assistência financeira do Programa Universidade Gratuita deverá, obrigatoriamente, prestar contrapartidas. São 20 horas por mês de benefício em serviço à população do Estado.
O Programa Universidade Gratuita está direcionado às instituições fundacionais, presentes no Estado há muitos anos, e que não possuem fins lucrativos. Ao todo, são 14 instituições universitárias espalhadas por toda Santa Catarina que estão cadastradas no programa, em que os estudantes matriculados podem se inscrever e concorrer ao benefício.
Fumdes
O Fumdes (Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior), outro grande programa de assistência estudantil, chegou à marca de 7.171 benefícios neste segundo semestre.
Este programa funciona como um fundo de recurso específico que atende e beneficia estudantes de graduação em 44 instituições privadas de ensino superior, com fins lucrativos, operantes no Estado de Santa Catarina, cadastradas no programa.
Diferentemente do que acontece no Universidade Gratuita, o estudante favorecido pelo Fumdes recebe um valor percentual, que varia de acordo com a condição de carência do aluno, para auxiliar no pagamento das mensalidades até o final da graduação. Neste caso, a contrapartida é proporcional à duração e condições do benefício recebido.