A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) avançou para a 10ª posição no THE (Times Higher Education) Latin America University Rankings 2024, subindo duas posições em relação ao ano passado, quando ocupava o 12º lugar.
Com essa nova classificação, a instituição passa a integrar o grupo das dez principais universidades da América Latina – a única catarinense na posição e a terceira federal do país dentre as reconhecidas.
O ranking do THE, que foi publicado nesta terça-feira (12), avalia instituições acadêmicas em critérios como Qualidade de Pesquisa, Indústria e Ambiente de Pesquisa. A UFSC destacou-se nos critérios Indústria, em que ficou entre as seis melhores universidades, e Ambiente de Pesquisa, ficando entre as oito melhores.
A pontuação em indústria, que subiu mais de dois pontos com relação ao ano passado, verifica a capacidade de uma universidade ajudar a indústria com inovações, invenções e consultoria, buscando captar a transferência de conhecimento e observando as parcerias em relação ao número de pesquisadores.
“A métrica sugere até que ponto as empresas estão dispostas a pagar pela investigação e a capacidade de uma universidade atrair financiamento no mercado comercial – indicadores úteis de qualidade institucional”, registra o THE. Os dados deste indicador são fornecidos pela Elsevier e referem-se a patentes publicadas entre 2019 e 2023 .
O avanço da UFSC no ranking reflete o desempenho da universidade em indicadores de ensino, pesquisa e formação de estudantes. A conquista é registrada pela comunidade universitária como um marco no posicionamento da universidade na educação superior da América Latina.
Segundo a metodologia do THE, a instituição catarinense subiu nos indicadores de ensino, ambiente de pesquisa, indústria e internacionalização.