A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) definiu nesta terça-feira (11) por retirar a obrigação do uso de máscaras em espaços educacionais. A medida aprovada pelo CUn (Conselho Universitário) vale para todas as unidades e níveis de ensino da universidade.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
As exceções de obrigatoriedade apontadas são para pessoas com sintomas gripais e que tenham tido contato com pacientes confirmados ou com suspeita de covid-19. Além disso, trabalhadores de setores da saúde com alto índice de transmissão de doenças infecciosas poderão manter a obrigatoriedade; também para quem possui fator de risco de agravamento da doença, tal como idade superior a 60 anos, obesidade ou imunossupressão, entre outros.
As ações da Universidade no enfrentamento da pandemia devem incorporar algumas sugestões apresentadas durante a reunião do Conselho, especialmente as de integrantes do Comitê Permanente de Monitoramento Epidemiológico. Entre as medidas sugeridas estão a continuidade de exigência de vacinação por todos os membros da comunidade universitária e o monitoramento da qualidade do ar nos ambientes.
A decisão ocorre sete meses após o Governo de Santa Catarina definir pela flexibilização do uso das máscaras em espaços educacionais.