Ucraniano que viveu em SC apresenta exames médicos para sair do país

Foto: Volodymyr Borodin / Reprodução

Volodymyr Borodin é um artista plástico ucraniano que voltou para seu país de origem depois de viver um tempo em Santa Catarina. Agora ele tenta voltar ao Brasil para se proteger da guerra que ocorre no leste europeu. Volodymyr tem 50 anos  e teria que servir o exército na defesa da Ucrânia contra a invasão da Rússia. Assim, não poderia deixar o país junto com a esposa, sogra, filho, nascido em Balneário Camboriú e seu gato de estimação.

Ele afirma ter problemas de saúde e ter apenas um rim. Há 30 anos conseguiu um documento que o livrava de servir o exército ucraniano, por conta de uma cirurgia. Porém, o documento está vencido e precisa ser renovado.

O artista e a família estão em Suscovo, cidade que fica na região da fronteira entre a Ucrânia e Eslováquia. Eles atravessariam a fronteira no último sábado (5), mas a saída não foi permitida pelo exército. Nesta segunda-feira (7) ele esteve no Comitê Militar Ucraniano resolvendo a questão dos documentos para conseguir sair do país.

Enquanto espera, Borodin planeja mandar o filho, mulher e sogra para Eslováquia. De lá, os três devem tentar ir para a Polônia e pegar o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que deve chegar na quarta-feira (9) para resgatar brasileiros na cidade.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%