TSE exclui coronel do grupo de fiscalização das urnas por fake news

Foto: TSE/Divulgação

O motivo para o veto à participação do coronel Ricardo Sant´Anna na inspeção foi a notícia de que mensagens publicadas por ele sobre o processo eleitoral foram rotuladas como falsas por plataformas de rede social. 

Assim o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou nesta segunda-feira (8) um ofício ao Ministério da Defesa comunicando ter descredenciado um coronel do Exército da equipe de técnicos designados pela pasta para inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica e de todo o sistema eletrônico de votação.

O ofício da exclusão foi assinado pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin, e pelo vice-presidente da casa, ministro Alexandre de Moraes.

Segundo o TSE, o credenciamento de técnicos para inspecionar os códigos do sistema eletrônico de votação, em Brasília, precisa levar em consideração “a necessidade de segurança e de isenção dos que se arvoram como fiscalizadores”, conforme disposto em resolução aprovada no ano passado pelo plenário da Corte.

Técnicos das Forças Armadas designados pelo Ministério da Defesa realizam o procedimento desde a última quarta-feira (3), após a pasta pedir acesso aos códigos-fonte com caráter “urgentíssimo”.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%