O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) está organizando o 1º Feirão de Aprendizagem da Justiça do Trabalho. O evento está agendado para acontecer no dia 1º de Setembro, das 9h às 17h, na Arena Multiuso de São José. O objetivo do evento é aumentar o número de vagas de Jovem Aprendiz preenchidas na Capital. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), apenas 47% das vagas estão sendo ocupadas em Florianópolis. A auditora-fiscal do Trabalho Luciana Xavier Sans de Carvalho sugere que o desconhecimento das empresas seja um dos motivos para essa situação, por isso a importância do evento.
Dentre as quatro cidades da região, Florianópolis é a que mais tem vagas calculadas seguindo a cota estipulada pela Lei de Aprendizagem, totalizando quase 5 mil vagas. Porém, apenas pouco mais de 2 mil foram ocupadas. A situação é semelhante no âmbito nacional, onde metade das vagas da cota não é preenchida.
A nível estadual, os números crescem. Segundo dados coletados no mês de Março, 61% das vagas foram preenchidas. Esses números correspondem a jovens de 14 a 25 anos que estejam estudando.
Conforme estipulado pela Lei 10.097/2000, as empresas de médio e grande porte devem reservar de 5% a 15% de suas vagas para aprendizes, com percentual calculado sobre o total de funcionários cujas funções requerem formação profissional.
Com o objetivo de melhorar os números que o TRT organiza o evento, apresentando as empresas que oferecem vagas. A auditora Luciana Xavier enfatiza que a contratação de aprendizes não deve ser vista apenas como uma obrigação legal, mas sim como uma oportunidade de obter mão de obra qualificada e desenvolver práticas de responsabilidade social.