Em Santa Catarina, seis vacinas estão com o estoque abaixo da média mensal e outras três estão com abastecimento zerado, de acordo com informações da SES (Secretaria de Estado da Saúde). Há déficit em imunizantes contra meningite e HPV, por exemplo.
Em falta, estão os imunizantes de tetra viral, que previne doenças como sarampo, caxumba, rubéola e varicela; meningocócica C, contra a meningite; e a tríplice bacteriana, que previne difteria, tétano e coqueluche.
Já as com estoque em baixa estão a hepatite A pediátrica; varicela; tríplice viral, dTpa adulto; Haemophilus Influenzae B (Hib), que previne meningite e pneumonia; e HPV.
De acordo com a SES, o motivo é a indisponibilidade dos imunizantes no estoque do Ministério da Saúde, órgão responsável pela compra e distribuição das doses a todos os estados brasileiros.
Para evitar que a população não fique sem as vacinas, a secretaria fez duas substituições. A vacina tríplice bacteriana está sendo substituída pela vacina pentavalente, enquanto a meningocócica C foi trocada pela vacina meningocócica ACWY.
A última carga de vacina contra HPV, com 38.880 doses, foi enviada a Santa Catarina em setembro, mas uma nova remessa chegou nesta semana, com 9.200 doses que serão distribuídas aos municípios já amanhã.
Com informações de NSC Total.