O sistema de transporte integrado metropolitano da Grande Florianópolis voltou a ser discutido nesta semana, na câmara de vereadores de São José. O projeto prevê a criação de estações interligadas entre os municípios. O projeto havia sido apresentado aos municípios da região antes da pandemia e agora está previsto para que sua implementação ocorra até outubro de 2024.
A proposta apresentada é de uma gestão coletiva do transporte, com a participação do Estado e dos Municípios. O principal objetivo é terminar com a sobreposição de linhas metropolitanas. A novidade está no retorno das audiências públicas e a depender de determinado município, a aprovação junto às câmaras de vereadores.
Essa não é a primeira tentativa de criar o novo sistema. Em 2021, o Governo do Estado chegou a abrir um edital de chamamento para Procedimento de Manifestação de Interesse, que depois foi suspenso. A integração das linhas municipais e intermunicipais deve atender usuários de Antônio Carlos, Águas Mornas, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.