A Acif (Associação Empresarial de Florianópolis) recebeu na noite de terça-feira (30) o prefeito da Capital, Topázio Neto, durante reunião semanal de Direx (Diretoria Executiva). O encontro teve como objetivo apresentar o balanço da gestão 2021/2024 da prefeitura, destacando as ações realizadas em resposta às principais demandas e compromissos acordados junto à Acif e outras entidades, em 2020.
Durante o evento, o prefeito destacou os principais avanços e desafios enfrentados nos últimos anos, em temas como mobilidade urbana, inclusão social, sustentabilidade, saúde, turismo e educação.
Topázio trouxe aos empresários um número bastante significativo, ao dizer que, das 52 proposições presentes no termo de compromisso assinado em 2020, 42 deles tiveram encaminhamentos ou já foram concluídos.
A reunião foi um momento crucial para discutir estratégias e ações que visam fortalecer o ambiente de negócios na Capital catarinense, atraindo cada vez mais investimentos, emprego e renda. D
Diretores de Regionais e de Núcleos Setoriais da Acif trouxeram questionamentos importantes sobre as singularidades de cada região.
Para o Sul da Ilha, foi falado sobre a necessidade de melhorias no sistema de tratamento de água e esgotamento sanitário, assim como a necessidade de ampliar as equipes de saúde na região Norte, a mais populosa da cidade.
Quanto ao Continente, o prefeito trouxe uma ótima notícia para os comerciantes locais.
“Aprendi que não devemos brigar contra o senso comum e o argumento dos comerciantes é factível, de que tem toda a Beira Mar Continental para quem quer ir de bicicleta e que o fluxo de ciclistas durante o dia naquela região é muito baixo. Estou disposto sim a sentar com o pessoal do continente, discutir, fazer testes, ver o que melhora e como a gente faz. Mas quero que vocês observem, se chegarmos a um acordo de tirar a ciclovia, é se essas vagas, que o pessoal alega que baixou o fluxo do comércio, não serão ocupadas por pessoas que trabalham ali”, pontuou.
Diálogo entre setores
O presidente da Acif, Célio Bernardi, avaliou o encontro como produtivo e esclarecedor. “Acreditamos que essas ações de aproximação da entidade com o Poder Público são essenciais para o desenvolvimento da nossa cidade e para a melhoria contínua do ambiente de negócios. Nós reafirmamos o nosso compromisso, enquanto ACIF, em continuar atuando como um agente facilitador no diálogo entre o setor privado e o governo municipal”, disse.
Os empresários ficaram satisfeitos com a prestação de contas apresentada e a importância do papel da ACIF para o desenvolvimento socioeconômico de Florianópolis. A Direx também contou com a participação de representantes de outras entidades de classe e associações.
O evento foi uma ação da Acif voltada para o encerramento da gestão municipal. A agenda da entidade frente às Eleições 2024 será divulgada em breve, tão logo iniciado o período eleitoral.