
O secretário municipal de Educação de Florianópolis, Thiago Mello Peixoto, foi o palestrante principal do Almoço Estratégico “Qualificação da Educação – Florianópolis tem que virar o jogo”, realizado nesta terça-feira (13) pelo Movimento Floripa Sustentável. O evento, que aconteceu no Majestic Palace Hotel, reuniu representantes de entidades da sociedade civil catarinense, autoridades e especialistas para discutir ações voltadas à melhoria da educação pública na Capital.
Thiago Peixoto apresentou os planos e ações em andamento na rede municipal de ensino, voltadas à qualificação da aprendizagem e à valorização dos profissionais da área.
Segundo a apresentação, Florianópolis está pelo menos um ano atrasada em aprendizagem em relação às capitais de melhor desempenho. Além disso, o plano estratégico da Rede Municipal de Educação da Capital foi sistematizado com base no Educação Já Municípios.
“Temos que ter um olhar muito forte para a aprendizagem. Discutimos muito o ar condicionado quebrado, a goteira, mas não discute o que é essencial, que é a aprendizagem. 97% dos nossos estudantes ficaram nove anos na escola e não têm o conhecimento básico em matemática. Nós temos que arrumar o ar condicionado? Temos. Mas a nossa energia têm que estar na aprendizagem”, destacou Peixoto.
A programação também contou com um debate qualificado, com a participação de nomes de destaque no cenário educacional e institucional:
- Neri dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenador de Desenvolvimento Econômico do Floripa Sustentável
- Gerson Sicca, conselheiro do TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina)
- Gabriel Barreto Corrêa, especialista em Educação do movimento Todos Pela Educação
Os debatedores analisaram os desafios estruturais e de gestão enfrentados pelo município e apresentaram propostas para ampliar o acesso à educação de qualidade, com base em evidências e boas práticas nacionais.
O Floripa Sustentável destacou que a melhoria da educação é uma prioridade estratégica para o desenvolvimento social e econômico da Capital catarinense. O evento faz parte de uma série de encontros promovidos pelo movimento com foco em áreas-chave para o futuro da cidade.