Thiago Peixoto detalha ações para educação pública de Florianópolis em encontro do Movimento Floripa Sustentável

Thiago Mello Peixoto detalha ações para educação pública de Florianópolis em encontro com entidades civis
Foto: Emanuel Soares/Jovem Pan News Florianópolis

O secretário municipal de Educação de Florianópolis, Thiago Mello Peixoto, foi o palestrante principal do Almoço Estratégico “Qualificação da Educação – Florianópolis tem que virar o jogo”, realizado nesta terça-feira (13) pelo Movimento Floripa Sustentável. O evento, que aconteceu no Majestic Palace Hotel, reuniu representantes de entidades da sociedade civil catarinense, autoridades e especialistas para discutir ações voltadas à melhoria da educação pública na Capital.

Thiago Peixoto apresentou os planos e ações em andamento na rede municipal de ensino, voltadas à qualificação da aprendizagem e à valorização dos profissionais da área.

Segundo a apresentação, Florianópolis está pelo menos um ano atrasada em aprendizagem em relação às capitais de melhor desempenho. Além disso, o plano estratégico da Rede Municipal de Educação da Capital foi sistematizado com base no Educação Já Municípios.

“Temos que ter um olhar muito forte para a aprendizagem. Discutimos muito o ar condicionado quebrado, a goteira, mas não discute o que é essencial, que é a aprendizagem. 97% dos nossos estudantes ficaram nove anos na escola e não têm o conhecimento básico em matemática. Nós temos que arrumar o ar condicionado? Temos. Mas a nossa energia têm que estar na aprendizagem”, destacou Peixoto.

A programação também contou com um debate qualificado, com a participação de nomes de destaque no cenário educacional e institucional:

  • Neri dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenador de Desenvolvimento Econômico do Floripa Sustentável
  • Gerson Sicca, conselheiro do TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina)
  • Gabriel Barreto Corrêa, especialista em Educação do movimento Todos Pela Educação

Os debatedores analisaram os desafios estruturais e de gestão enfrentados pelo município e apresentaram propostas para ampliar o acesso à educação de qualidade, com base em evidências e boas práticas nacionais.

O Floripa Sustentável destacou que a melhoria da educação é uma prioridade estratégica para o desenvolvimento social e econômico da Capital catarinense. O evento faz parte de uma série de encontros promovidos pelo movimento com foco em áreas-chave para o futuro da cidade.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%