Theatro Adolpho Mello completa 167 anos em São José

A noite desta segunda-feira (18) foi reservada para comemorar os 167 anos da inauguração do Theatro Adolpho Mello.
Foto: PMSJ/Divulgação

A noite desta segunda-feira (18) foi reservada para comemorar os 167 anos da inauguração do Theatro Adolpho Mello. Com direito aos parabéns e distribuição de bolo, a música também marcou presença em mais um ano de existência da casa de espetáculos mais antiga de Santa Catarina.

Graziela Salvador é uma das ex-alunas das oficinas do Theatro Adolpho Mello do ano de 1996. Acompanhada dos sobrinhos, Valentina, Enzo e Pedro (7 e 9 anos), ela veio comemorar, na noite de segunda-feira, mais um ano de existência da terceira casa de espetáculos mais antiga do Brasil.

A jovem conta que é atraída pelo teatro, por conta da cultura. “É muito bom a gente estar sempre ligado principalmente ao nosso Centro Histórico, temos que preservar essa memória. Nada que possa me impedir de vir comemorar junto o theatro mais antigo e onde eu cresci, que me desenvolveu bastante”, conta Graziela.

Durante o carnaval de 2023, a única escola de samba de São José, a Jardim das Palmeiras, homenageou o Theatro e o violinista Adolpho Ferreira Mello. Com trechos que ressaltam a importância do espaço para a cidade, a escola garantiu que a memória do prédio e das manifestações artísticas continue viva. Para somar à memória do Theatro Adolpho Mello, um quadro com o samba-enredo foi anexado no local que já conta com a estátua do grande artista local.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila recordou as peças e outros eventos que marcaram a história do prédio. “Não existe nada igual ao nosso Centro Histórico. Ele é aconchegante e o pessoal do entorno é tradicional, ajudando a cuidar como uma joia. Assim, a educação, cultura e esporte nunca é despesa, é sempre investimento. Sendo dever do poder público”.

O secretário de Cultura e Turismo, Charles Colzani, reforçou que o Theatro chega aos 167 anos sendo berço teatral de São José, pois já formou inúmeros artistas e segue mantendo a relevância do cenário artístico para diversas gerações. “O grande carro chefe do Theatro Adolpho Mello, depois de 1996, é a criação das oficinas. que conta com a participação da comunidade josefense, que temos um carinho muito especial. É através dessas oficinas que somos reconhecidos em todas as oportunidades culturais e turísticas da cidade”.

Ao todo, são seis turmas e aproximadamente 200 alunos que, a partir deste mês, estarão finalizando as aulas com apresentações no teatro.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%