Os temporais retornam para todo o Estado de Santa Catarina nesta segunda-feira (16), dando início já na manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas intensificam durante a tarde, especialmente na região do Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí.
O risco é de moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e chuva pontualmente intensa. Estas condições acontecem devido a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica, combinada com a formação de uma baixa pressão na Argentina.
As temperaturas sobem rapidamente e durante a tarde superam os 30°C no Extremo Oeste. No litoral e Vale do Itajaí variam entre 22°C e 26°C.
Na terça-feira (17), o dia já amanhece nublado e com chuva em grande parte das regiões. Ainda, o risco para temporais persistem no decorrer do dia. Os acumulados devem ser elevados devido a intensidade da chuva, em especial nas áreas entre o Oeste e Planalto Norte.
O risco também é de moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, assim como para alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações, devido aos acumulados dos últimos dias.
As chuvas ocorrem devido a formação e avanço de uma frente fria, em combinação com as instabilidades que já atuavam desde a segunda-feira. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C do Extremo Oeste aos planaltos.
Chuvas e nebulosidade
As instabilidades perdem força na quarta-feira (18), mas o tempo ainda segue com bastante nebulosidade e deve ocorrer chuva fraca em todas as regiões, em especial nas áreas próximas ao Paraná entre o Oeste e Planalto Norte.
Por conta dos acumulados observados nos dias anteriores, permanece o risco para deslizamentos e inundações. Com o predomínio de nebulosidade e os ventos de quadrante sul, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia. Dos planaltos as áreas litorâneas, as máximas não passam de 19°C. Na região do Grande Oeste as máximas marcam entre 20°C e 23°C.