A autorização foi confirmada nesta quarta-feira pela Agência de de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). O aumento deve impactar no bolso dos cidadãos, principalmente de Biguaçu, São José e Palhoça. Os trechos a caminho de Florianópolis também devem passar pelo reajuste. Com isto, as empresas que fazem a ligação entre os municípios da região poderão aplicar uma nova tarifa em 30 dias, o que deve ocorrer na metade de julho. O aumento será de 15,54% para o serviço urbano e 14,91% no serviço rodoviário.
O reajuste vale para as linhas das empresas Transporte Coletivo Estrela Ltda, Rodoviária Santa Terezinha Ltda, Biguaçu – Transportes Coletivos, Administração e Participações – Ltda., a Jotur Auto Ônibus e Turismo Josefense Ltda., a Jotur Auto Ônibus e Turismo Palhocense Ltda. e Auto Viação Imperatriz Ltda. Todas rodam entre os municípios da Grande Florianópolis.
O novo valor leva em conta, de acordo com a Aresc, um acordo assinado entre o Estado e o MP-SC, em 2021, para regularizar o sistema de transporte intermunicipal em Santa Catarina. O termo, que teve a participação das empresas, estabelece que “o cálculo para revisão das tarifas será efetuado pela ARESC e deverá ser aprovado pela DIRETORIA COLEGIADA da Agência.