STJ manda soltar Ed Pereira, suspeito de corrupção na Prefeitura da Capital

STJ manda soltar Ed Pereira, suspeito de corrupção na Prefeitura da Capital
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) mandou soltar nesta quinta-feira (22) Ed Pereira, ex-secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis de Florianópolis, que estava preso preventivamente por suspeita de operar esquema de desvio de verbas públicas que deveriam ser aplicadas em projetos sociais.

Ed Pereira estava detido no presídio da Agronômica desde 29 de maio.

Além dele, foram presos o ex-diretor de projetos da Fundação Franklin Cascaes, Renê Raul Justino, o ex-gerente de Projetos da Fundação Municipal de Esportes, vinculada a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Lucas Fagundes e o contador Cleber Ferreira, apontado como operador financeiro do esquema.

Ao todo, 18 pessoas foram indiciadas por suspeita de envolvimento no esquema. A decisão do STJ que manda soltar Ed não vale para os demais envolvidos.

O relator do processo, o ministro Antonio Saldanha Palheiro, concordou com o argumento da defesa de Ed Pereira, que afirmou que não existiam provas válidas suficientes para sustentar a prisão preventiva.

Antes da decisão do STJ, o ex-secretário suspeito de corrupção na prefeitura de Florianópolis já havia tido, ao menos, três habeas corpus negados.

Investigação

Ed Pereira é apontado em diversos áudios obtidos no celular de Renê Raul Justino, à época diretor de Projetos da Fundação Franklin Cascaes, como, supostamente, recebedor de dinheiro público.

Na primeira fase da Operação, deflagrada em 18 de janeiro, após os 24 mandados de busca e apreensão realizados pela Polícia Civil, foram feitas também, análises em celulares, documentos e computadores apreendidos.

A operação investiga crimes ambientais, corrupção e lavagem de dinheiro que podem ter sido cometidos por Ed Pereira, em parceria com indivíduos do setor privado.

Com informações de ND+.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%