Sindilojas lança campanha “Comércio Local é Legal” em parceria com a Fecomércio

Sindilojas lança campanha “Comércio Local é Legal" em parceria com a Fecomércio
Foto: Adriana Laffin/Divulgação

O Sindilojas de Florianópolis e Região e a Fecomércio Santa Catarina lançaram na manhã desta terça-feira (16), uma importante campanha para o comércio catarinense, intitulada campanha “Comércio Local é Legal”. A ação, também aconteceu simultaneamente em diversas cidades do Estado, com o objetivo de promover e valorizar o comércio local, em comemoração ao Dia do Comerciante, 16 de julho.

“A valorização do comércio local é essencial para o desenvolvimento econômico e social das nossas cidades. Comprando em estabelecimentos das suas cidades, você está investindo diretamente na geração de empregos e no retorno e na circulação da economia como um todo”, destacou o presidente da Fecomércio Santa Catarina, Helio Dagnoni.

Para o presidente do Sindilojas, Marcelo May Philippi, a campanha resgata um importante movimento de valorização do comércio.

“Desde o início, quando tomamos conhecimento da campanha, fomos grandes apoiadores, o objetivo é nobre e fortalece a economia local, engrandece os negócios e gira a economia financeiramente, uma campanha assim com a força e a determinação, dará certo e ajudará economicamente o comercio em um mês sem muitos atrativos, apesar das férias escolares e do inverno”, afirmou.

Rose Coelho, diretora de marketing do Sindilojas e participante da associação dos comerciantes da Rua Vidal Ramos, apoia a iniciativa e congratula-se com a categoria. “Mercadologicamente é uma ação de vendas e que vai valorizar o comércio local, o pequeno comércio e até o comércio de bairro”, disse.

A campanha de divulgação tem peças que serão expostas nas vitrines, selos no interior das lojas, banners e displays em PVC, com o logotipo da campanha.

Orivaldo Besen, presidente do Sirecom Grande Florianópolis, ressaltou a força do comércio e do trabalho do representante comercial. “Aderimos pois com essa campanha fortalecemos a sustentabilidade econômica, seja nos bairros, seja nos centros, em todas as localidades do estado. Além disso, contribuímos também com a mobilidade urbana, quando fomentamos os comércios nos bairros”, ressaltou.

O presidente da CDL Florianópolis, Julio Geremias, também ressaltou a grande importância da campanha lançada na manhã desta terça.

“Sem o comércio local não conseguiremos manter a vida nas cidades. É fundamental que sejam desenvolvidas ações como essa, que permite a sobrevivência dos comércios, contudo o comerciante precisa se atualizar, agregando valor, instrução para poder se diferenciar frente ao mercado cada vez mais voraz. O comércio local é experiência e isso é preciso cada vez mais ser explorado e entendido. Outro fator é a legalidade, a importância da valorização daqueles que cumprem com suas obrigações e o combate cada vez maior da ilegalidade”, comentou.

Comércio é o quarto maior faturamento na cidade

Juliano Richter Pires, secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, representou o prefeito de Florianópolis no evento e destacou que o comércio é o quarto maior faturamento na cidade, um segmento com grande importância.

“As centralidades vão potencializar ainda mais a valorização do comércio legal e também impulsionar o empreendedorismo, a ampliação do mercado e fortalecimento do segmento”, salientou.

“O comércio local integra um importante segmento de SC. Esses pequenos negócios se somam aos gigantes do varejo e garantem resultados expressivos para a economia catarinense. Os números comprovam essa força. O comércio varejista é responsável peça geração de 365 mil empregos diretos em SC. Em todo o nosso estado, somando microempreendedores, pequenos, médios e grandes empresários temos quase 150 mil estabelecimentos comerciais espalhados pelos 295 municípios catarinenses”, destacou Cleverson Siewert, secretário da Fazenda do estado de Santa Catarina.

Segundo Siewert, esses comércios movimentam a economia das cidades gerando o pagamento de impostos municipais, como o ISS, e estaduais, como o ICMS. Somente em 2023 o comércio varejista faturou 192 bilhões, sendo o segundo colocado no ranking da arrecadação estadual. O comércio local é o combustível da economia.

Gera emprego e renda e contribui para o desenvolvimento das cidades e do próprio Estado. Quando o consumidor escolhe adquirir um produto ou um serviço local está apoiando e incentivando o empreendedorismo e os novos negócios. Ganha o cidadão, ganha o empreendedor, ganha a cidade e ganha o estado.

“E é por isso que todos nós devemos fazer a nossa parte. Prestigie o comércio local”, completou.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%