Servidores declaram fim da greve após nove dias de paralisação em Florianópolis

Servidores declaram fim da greve após nove dias de paralisação em Florianópolis
Foto: Sintrasem/Divulgação

Os servidores públicos de Florianópolis declararam, na quarta-feira (20), o fim da greve após nove dias de paralisação. A decisão foi tomada após um acordo homologado no TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) entre o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal da Capital) e a prefeitura.

Na reunião de terça-feira (19) ficou decidido que o Sintrasem terá que pagar R$ 100 mil em cestas básicas, além de compensar as horas de trabalho. Os alimentos serão destinados a instituições indicadas pelo Judiciário catarinense. O prazo para cumprimento da definição é de 90 dias.

Além disso, o governo municipal se comprometeu a chamar, pelo menos, 300 profissionais para atuarem na educação básica e continuar estudos de descompactação da tabela, que garante as diferenças salariais entre cada posição de acordo com tempo, formação e titulação.

Com relação aos reajustes de vencimentos, ficou acordado a reposição da inflação (100% do INPC) referente a maio de 2023 a abril de 2024. Na competência de maio de 2024, também haverá reajuste no vale alimentação.

“Todas essas medidas já estavam propostas pelo município antes mesmo de iniciar a greve”, destacou a prefeitura, em nota.

Também por nota, o Sintrasem destacou que, em assembleia na manhã de quarta-feira, os trabalhadores aprovaram o encerramento da paralisação.

“Provando novamente que só a luta conquista direitos para a classe trabalhadora”, cita o texto.

Com o fim da greve, portanto, os serviços de coleta de lixo, saúde e educação, que estavam afetados, voltam a funcionar normalmente de forma imediata.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%