
A missão internacional formada por oito senadores brasileiros desembarca em Washington (EUA) neste fim de semana com o objetivo de tentar reverter o tarifaço de 50% que ameaça incidir sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos. A primeira agenda oficial da comitiva está marcada para a próxima segunda-feira (28).
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O grupo inicia os compromissos diplomáticos com uma recepção na residência oficial da Embaixadora do Brasil, seguida de reuniões na Câmara de Comércio e no Conselho Empresarial dos Estados Unidos. As atividades prosseguem na terça-feira (29) com uma série de encontros estratégicos com autoridades norte-americanas — cujos nomes ainda não foram divulgados.
Na quarta-feira (30), último dia da missão, os parlamentares se reúnem com representantes do Conselho das Américas e, ao final, apresentarão um balanço das tratativas realizadas para tentar frear a escalada de tensões comerciais entre os dois países.
Senadores brasileiros buscam o diálogo sobre tarifaço
A queda de braço entre políticos no Congresso Nacional coloca a crise internacional como disputa política. O líder do PL (Partido Liberal), na Câmara, Sóstenes Cavalcante, disse que apenas Eduardo Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), podem negociar com Donald Trump.
A afirmação afronta a tentativa dos senadores brasileiros na busca de uma solução pacífica e republicana. Na próxima semana vence o prazo dado pelo governo dos Estados Unidos e o Brasil poderá ser taxado em 50% de tudo quem manda para os norte-americanos.
Entre os senadores que compõe a comitiva estão Nelsinho Trad (PSD-MS), Tereza Cristina (PP-MS), Jaques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL), Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin,(PP-SC) e Carlos Viana (PODE-MG).