Semana do Livro Infantil da Capital terá encontros com autores, lançamento de livros e teatro

Semana do Livro Infantil da Capital terá encontros com autores, lançamento de livros e teatro
Carina Scheibe e Bianca Ramos | Foto: Manu D’eça

A Secretaria de Educação de Florianópolis e o SESC (Serviço Social do Comércio) promovem a 16ª edição da Semana Municipal do Livro Infantil, de 11 a 18 de abril. Para o público em geral, as atividades acontecerão gratuitamente nas instituições parceiras da Prefeitura, oportunizando que a população experimente diferentes momentos literários.

Haverá atividades também em escolas, creches, polos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Bairro Educador.

Dentre as outras atrações, estão programados 110 contações de histórias, 62 encontros com autores, 19 oficinas artísticas literárias, 18 espetáculos teatrais, 15 rodas de conversa, cinco lançamentos de livros e troca-troca de obras infantis.

Na manhã do dia 11, às 9h, serão apresentados contos cênicos e literários, com Sandro Piacentini, no Centro de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME). Será uma conversa performática sobre “O Palhaço Brasileiro e a História do Circo no Brasil”. Ele abordará os elementos que constituíram a criação do circo europeu moderno, a vinda desse modelo para o Brasil até a criação do Circo-Teatro no país. No decorrer da conversa, Sandro se transformará em um dos seus personagens, o Palhaço Tortelini.

A abertura oficial da Semana do Livro Infantil está marcada para as 14 horas, no Teatro SESC Prainha, e contará com o espetáculo “O sumiço da tainha de ouro”, do grupo Coletivo Mar Cultural, que conta a história de Moreninha que está em busca do precioso amuleto em formato de tainha que ganhou de sua avó. O sumiço faz Moreninha percorrer a cidade junto com seus amigos: Mamão, Bebel, Cotinha, Bacuri, Bruxinha Fran e Didico.

De acordo com a gerente de Gestão Educacional da SME, Waleska De Franceschi, a Semana Municipal do Livro Infantil é um evento que tem como objetivo incentivar a leitura, atrair novos leitores e valorizar o livro como um recurso fundamental para o aprendizado, ampliando o repertório sobre a literatura catarinense entre crianças, estudantes, profissionais da educação e comunidade.

Instituída em 2010, por meio da Lei Municipal 8.125/2010, a Semana é realizada junto com a comemoração do Dia Nacional do Livro e a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, 18 de Abril.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%