A Secretaria de Saúde da Capital, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti na região da Costeira do Pirajubaé nesta quarta-feira (10).
A ação ocorre nas seguintes vias:
– Travessa Jefferson Luiz Correia, em ambos os lados;
– Servidão João de Deus, em ambos os lados;
– Servidão José Kumakola, da Travessa Jefferson Luiz – Correia até o imóvel nº 422, em ambos os lados;
– Rua Anselmo Hipólito dos Santos, em ambos os lados;
– Rua Voluntários da Pátria, em ambos os lados.
Durante a aplicação do produto, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população mantenha portas e janelas abertas, cubra alimentos, roupas, bebedouros e aquários por um período de quatro horas.
É aconselhável também que animais de estimação sejam mantidos nos fundos do imóvel. O inseticida Cielo é indicado pelo Ministério da Saúde para o controle de fêmeas adultas de Aedes aegypti em áreas infestadas pelo mosquito com casos confirmados de dengue, chikungunya e Zika vírus.
No ano de 2023, mais de 21 mil casos positivos de dengue foram registrados em Florianópolis, resultando em 16 óbitos. Além disso, oito casos de chikungunya foram confirmados na cidade.
A Secretaria ressalta que a estratégia mais eficaz para o controle dos mosquitos é a eliminação ou modificação de depósitos (por meio de vedação ou tela) que acumulem água, visto que a pulverização isolada não alcança as larvas, atingindo apenas os mosquitos adultos.
Em casos de dúvidas, o Centro de Controle de Zoonoses pode ser acionado pelo telefone 3338-9004. Denúncias relacionadas à dengue devem ser realizadas por meio do Zapdenúncias, canal oficial da Prefeitura Municipal de Florianópolis, no WhatsApp 0800 808 0155.