A secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de São José, Andrea Grando, pede que a Polícia Militar envie mais policiais para o município e para os demais da região da Grande Florianópolis.
Segundo ela, o efetivo atual, mesmo somado aos policiais civis, de competência municipal, não é suficiente para atender a demanda. Andrea acredita que as forças de segurança precisam estar mais presentes nas ruas, porém, não é possível, por conta do número reduzido de oficiais.
Inclusive, um concurso para policiais civis será realizado em São José. A secretaria trabalha para acelerar o processo, de forma que ele seja realizado na primeira quinzena de novembro.
“Ainda que a gente faça o concurso, nós ainda teremos um limite. Precisamos sim que a PM olhe com mais carinho para São José, Palhoça e Biguaçu, e disponibilize um maior efetivo com o que for possível”, afirma Andrea sobre a quantidade de agentes disponíveis atualmente.
A secretária relata também que apenas 13 policiais se inscreveram para o cumprimento de horas extras. Além disso, as viaturas usadas nessas horas a mais, também são extras.
Há cerca de uma semana, a prefeitura de São José iniciou a operação “Sentinela”, com o objetivo de frear o aumento no número de furtos no município, principalmente nos bairros Campinas e Kobrasol.
Nessa ação, as rondas nessas localidades estão sendo intensificadas e, segundo dados disponibilizados pela prefeitura, mais de 100 abordagens foram realizadas, com cinco prisões em flagrante e dois veículos furtados recuperados.