A SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) comemorou na terça-feira (12), 89 anos de serviço dedicado à proteção dos catarinenses. Para marcar a data, em uma solenidade na sede da SSP, em Florianópolis, o governador Jorginho Mello fez entregas importantes para fortalecer as forças de segurança no Estado.
O ato, com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, também contou com homenagens e a entrega da Medalha de Mérito “Luiz Carlos Schmidt de Carvalho”.
“Se hoje temos esse status de o estado mais seguro do país é graças aos homens e mulheres das nossas forças de segurança que fazem parte da secretaria da segurança pública. Eu tenho muito orgulho de todas as nossas forças: PM, Civil, Bombeiros e Polícia Científica. Estamos investindo em todas elas para elevar ainda mais o nível de atendimento ao cidadão. Melhorando e reformando os prédios onde a população é atendida, comprando novas viaturas e equipamentos. E hoje tenho a alegria de trazer essa boa notícia que é a paridade e integralidade dos aposentados ligados à SSP, no aniversário da Secretaria”, destaca o governador Jorginho Mello.
Recriada pelo governador Jorginho Mello, que sancionou a Lei nº 18.646/2023 com o objetivo de integrar o trabalho das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria de Segurança Pública celebra conquistas.
“É um momento especial, a data magna, 89 anos de bons serviços prestados à sociedade catarinense que nos coloca atualmente na condição de estado mais seguro do país, graças ao empenho, à dedicação, ao denodo, ao esforço de cada policial militar, cada policial civil, cada policial científico e cada bombeiro militar que atuam nas forças de segurança do nosso Estado. Hoje, nós estamos, então, celebrando e aqui nós estaremos enfatizando os cerca de R$ 106 milhões de reais que o governo Jorginho Mello entrega às forças de segurança pública ao longo do período desde que assumiu”, frisa o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff.
O secretário enumera como entregas importantes, viaturas semiblindadas, armamentos de última geração, drones, munições, equipamentos de proteção individual. “Tem ainda, fundamentalmente, a valorização do policial como um todo, a partir da recuperação, da reintegração, da paridade, da integralidade dos policiais civis, dos policiais científicos e dos policiais penais”, reforça Graff.
Investimentos
Durante a cerimônia, além da entrega de oito viaturas de auto resgate caracterizadas e cinco descaracterizadas para o Corpo de Bombeiros Militar, foram anunciadas as aquisições que ocorreram em 2024.
São veículos, armamentos, munições e equipamentos para as corporações de segurança com investimentos que somam quase R$ 92 milhões. A Polícia Militar recebeu munições, viaturas com proteção balística, equipamentos para treinamento e spray de pimenta. O Corpo de Bombeiros foi equipado com viaturas de resgate e equipamentos de proteção individual para combate a incêndios.
A Polícia Científica conta com a aquisição de drones, equipamentos para coleta de material biológico e dispositivos para detecção de impressão digital. Já a Polícia Civil recebeu munições, viaturas, estações de trabalho e fuzis, entre outros itens. Essas aquisições foram realizadas pelo Fesp/SC (Fundo Estadual de Segurança Pública) em colaboração com o FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública).