SC vai na contramão do Governo Federal e manterá educação cívico-militar

Foto: Alesc/ Divulgação

Mesmo com o anúncio do fim do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) por parte do Governo Federal, Santa Catarina já informou que não pretende dar fim ao modelo. O programa federal seguirá até o final do ano em todo o Brasil. De acordo com a diretora de ensino da Secretaria Estadual de Educação, Sônia Fachini, a ideia é seguir com o atual formato até o fim de 2023 e depois implementar um novo que já está sendo elaborado pelo Estado, com recursos próprios.

Ela também explica que as escolas que atuam no atual modelo seguirão com o formato e será aberta a possibilidade de outras também o seguirem. “Nós temos indicadores muito positivos, tanto dos nossos estudantes, como dos pais desses nossos estudantes, informando o quanto essas escolas produzem uma educação eficiente e de qualidade para aqueles que lá estão estudando”, destaca a secretária.

O programa deve mudar de nome, mas terá o formato semelhante ao Pecim, com a diferença que não haverá o respaldo federal. Ou seja, os militares seriam apenas os relacionados ao governo estadual (policiais e bombeiros). Não há informações de quanto a transferência de responsabilidade de alguns militares, da reserva federal para reserva estadual, irá custar aos cofres governo de SC.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%