Nesta sexta-feira (17), uma tempestade intensa está passando por Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil estadual, em Dionísio Cerqueira, por exemplo, os ventos chegaram a 112 km/h nas últimas 12h.
Segundo a MetSul Meteorologia, as condições severas no tempo estão ligadas aos ambientes de extrema instabilidade, baixa pressão atmosférica, alta umidade e significativo cisalhamento devido à corrente de jato em níveis mais baixos, que têm o potencial de gerar supercélulas de tempestade.
Supercélulas de tempestade são tempestades muito fortes e duradouras que podem causar coisas como tornados, granizo grande, ventos fortes e chuvas intensas. Elas têm uma parte giratória no meio, chamada mesociclone, que as faz durar mais tempo e serem mais perigosas.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) geralmente as supercélulas são observadas em lugares onde o clima pode ficar extremo, como é o caso de Santa Catarina neste momento.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, nesta sexta-feira (17) uma área de baixa pressão atmosférica, alimentada pelo calor e umidade do norte do país, está causando instabilidade em Santa Catarina.
A previsão de formação de tempestades com chuvas intensas continua por todo o Estado, especialmente na metade Sul, com atenção especial para as áreas próximas ao Rio Grande do Sul.
Existe um alto risco de ocorrências como destelhamentos, danos elétricos, quedas de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas. As temperaturas devem variar entre 30 e 35°C do Extremo Oeste ao Planalto Norte.
Os ventos
Além da chuva forte, ventos severos são registrados no Estado. Além de Dionísio Cerqueira que registrou 112 km/h as cidades de Joaçaba (104 km/h), Campos Novos (73 km/h), também estão em alerta.