SC tem quatro regiões com 100% de ocupação nos leitos de UTI Neonatais; Estado promete soluções

Foto: SES/ Divulgação

O Painel de Leitos de UTI aponta que quatro regiões de Santa Catarina estão com lotação máxima dos leitos de UTI Neonatal. As macrorregiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí e Norte não tem mais vagas para crianças recém-nascidas. Ainda de acordo com o painel, Grande Florianópolis e Grande Oeste estão com 100% de ocupação de UTI pediátrica.

A reportagem da Jovem Pan News entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde que, por meio de nota, afirmou que cerca de 50% dos atendimentos são pacientes classificados como de baixa prioridade (verde) e, em caso de chegada de pacientes com maior gravidade, os Hospitais utilizam o protocolo da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) na triagem de classificação de risco, priorizando os atendimentos.

Para abrir mais vagas, o Estado renovou o contrato com sete unidades hospitalares para o atendimento ao público infantil. Essas unidades complementam a rede própria da Secretaria. Também está prevista a abertura de mais 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Regional de São José (HRSJ) duplicando o número de leitos de UTI Neo da Unidade.

Na Grande Florianópolis, será feita uma ampliação na ala de pediatria do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Além disso, está sendo implementada a Policlínica da Mulher e da Criança, com previsão de entrega para o dia 28 de Março, que ajudará a desafogar a demanda do hospital infantil e da Maternidade Carmela Dutra.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que, pacientes com casos menos graves procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para diminuir as filas nas emergências dos hospitais.

 

 

 

 

 

 

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%