SC tem 120 cidades com ocorrências e 54 municípios em situação de emergência

SC tem 120 cidades com ocorrências e 54 municípios em situação de emergência
Foto: CBMSC/Divulgação

Santa Catarina registra, até o momento, 120 municípios com ocorrências em virtude das fortes chuvas que atingem o Estado desde a última semana.

O dado está no relatório da Defesa Civil, atualizado às 10h deste domingo (8), que ainda mostra que 54 municípios decretaram situação de emergência.

Foram confirmadas duas mortes, a primeira em Rio do Oeste e a segunda em Palmeira. Com a continuidade da chuva intensa em todo o Estado, o governador Jorginho Mello autorizou na noite de sábado o fechamento das barragens de Ituporanga e José Boiteux.

O Governo do Estado distribuiu 8.637 itens de assistência humanitária e todas as equipes de Segurança e Defesa Civil do Estado seguem de prontidão para atendimento às ocorrências e orientação da população.

Previsão do tempo

A previsão de tempo atualizada da Defesa Civil do Estado confirma instabilidade no tempo em todo estado neste domingo, 8, com a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa. Há risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Os acumulados devem variar entre 30 e 50 mm entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. Os maiores acumulados devem ficar concentrados entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, onde os volume variam entre 50 e 70 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente. À tarde não se descartam temporais no norte catarinense, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. A partir do final do dia, as chuvas perdem força gradualmente e devem retornar na próxima semana.

Risco ALTO nas áreas em laranja e MODERADO nas áreas em amarelo com relação aos volumes de chuva e aos temporais, como alagamentos, enxurradas e destelhamentos. Ressalta-se que o risco permanece ALTO A MUITO ALTO para inundações e deslizamentos.

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação

O mar fica pouco agitado com ondas de direção leste e alturas entre 1,5 e 2,0 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis com picos de 2,5 m em alto mar e alturas entre 1,0 e 1,5 m com picos de 2,0 m em alto mar no Litoral Norte.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%