Santa Catarina suspendeu a exportação de frango para China, Argentina e países da União Europeia, após caso de vírus no Rio Grande do Sul. A restrição é válida por 21 dias, e afeta exportações e importações.
A doença de Newcastle é uma patologia viral contagiosa que afeta várias espécies de aves, assim como répteis e mamíferos, e até mesmo seres humanos. A doença teve foco identificado em uma granja na cidade de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.
O Estado gaúcho teve uma restrição maior, chegando a 44 países. Os últimos casos confirmados no Brasil ocorreram em 2006 em aves de subsistência, no Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
A Nota Técnica catarinense ressalta a necessidade de restringir visitas de pessoas alheias ao sistema de produção, para proteger a saúde e segurança dos planteis avícolas catarinenses.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária ressalta que a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) está adotando ações específicas, visando garantir a proteção sanitária do Estado que, consequentemente, proporcionará segurança na comercialização destes produtos aos países importadores.
O documento ressalta que o consumo da carne de aves e ovos de estabelecimentos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial permanece seguro à população.
Santa Catarina é o segundo maior exportador de carne de frango do Brasil.